in , , , ,

HASHTAGS: O Guia Definitivo para Instagram e Twitter

Seja master em utilizar hashtags

As Hashtags compoem uma parte importante das redes sociais atuais, sobretudo Instagram e Twitter, sendo o Twitter a rede social que mais difundiu o uso de hashtags para determinar o assunto de um post.

O que São hashtags?

De forma resumida, uma hashtag define um tópico ou comunidade dentro de uma rede social. Entende-se que todo post marcado com uma hashtag pertence aquele tópico específico ao qual a hashtag representa.

Veja no post abaixo que eu utilizo hashtags específicas ao tema no qual abordei no meu Instagram.

Porém, as hashtags não podem ser escolhidas de forma aleatória ou sem critérios bem definidos. Para ajudar na tarefa de escolha de suas hashtags, vou preparar uma lista com 9 quesitos que se deve analisar em uma hashtag.

Neste artigo você vai entrar:

  • O que são hashtags?
    Por que usar hashtags?
    Como usar hashtags corretamente
    Como encontrar as melhores hashtags (além de estudos de caso)
    Como usar hashtags no Twitter
    Como usar hashtags no Facebook
    Como usar hashtags no LinkedIn

1 – Memorável

As hashtags que você criar ou utilizar devem ser de fácil de lembrar. De nada adianta criar um hashtag que seja complexo das pessoas lembrarem para que possam seguir depois.

2 – Não coloque só sua marca

Uma hashtag que define sua marca é interessante, mas não pode ser foco principal. Muitas empresas tentam promover apenas hashtags próprias ou que representam apenas sua marca.

3 – Faça sentido

O seu conteúdo e as hashtags que você utilizar devem estar coerentes. Não faz sentido nenhum você postar uma receita de bolo com hashtags de marketing digital. Neste caso você atrairá um público que não se interessará pelo seu conteúdo, e consequentemente não engajará com sua postagem.

4 – Relevante

Relacionada ao tópico anterior, procure fazer postagens que sejam relevante para o seu público e promovendo nas hashtags corretas. Isto fará com que atraia novos seguidores que conhecerão você através da hashtag.

5 – Fácil de Entender

Sua hashtags deve ser fácil de entender e replicar. Nada fazer uma sopa de letrinhas e esperar que as pessoas utilizem em suas postagens.

6 – Consistente

Utilize suas hashtags com consistência. Post conteúdos com frequência e que sejam compartilháveis. Quanto mais pessoas compartilham seus conteúdos com sua hashtag, mas relevante ela se torna.

7 – Simples e Curta

Nada de fazer hashtags gigantescas. Elas precisam ser curtas e rápidas para escrever. Lembre-se que as pessoas utilizam, na esmagadora parcelas de usuários, o celular para acessar as redes sociais.

8 – Use-as em todo lugar

No instagram, você pode utilizar as hashtags em postagens no feed, nos stories, no IGTV e na sua Bio. Portanto, não economize utilize nestes mais diversos locais para atingir o maior número de pessoas.

9 – Pesquise

Antes de utilizar hashtags nas redes sociais verifique quais postagens estão associadas com aquela hashtag. É comum o Instagram banir hashtags e qualquer post relacionado a esta hashtag caia no famoso ShadowBan. Verifique a qualidade das postagens e engajamento dos usuários.

DICA: É extremamente importante verificar se hashtags não estão sendo promovidas por bots

What do you think?

Escrito por Márcio Silva

Doutorando em Ciência da Computação, Professor Universitário e Especialista em Marketing Digital.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Como Detectar Falsos Influenciadores no Instagram

6 Hábitos que te Impedem de Crescer no Instagram