in

Como Detectar Falsos Influenciadores no Instagram

Saiba identificar falsos influenciadores

Uma das maneiras mais eficazes de expandir seus negócios no Instagram é trabalhar com um influenciador. De fato, o marketing de influenciadores ajuda as marcas a serem descobertas e alcançar o público-alvo desejado. Porém, existe um pequeno problema: e se os seguidores deste influenciador forem falsos?

Atualmente, muitos “influenciadores” não têm seguidores verdadeiros. Basicamente, eles não têm seguidores. Agora, como uma pessoa pode ser um influenciador sem seguidores? Bem, eles não podem. Veja bem, as pessoas sabem de fato que se tornar um influenciador significa conseguir acordos de marca e, portanto, dinheiro.

Então, eles acessam sites que vendem bots e os compram para posar como se fossem verdadeiros seguidores do Instagram. Evidentemente, isso ajuda a induzir as marcas a acreditar que alguém é realmente popular e pode gerar resultados. Hoje vou explicar como você pode detectar seguidores falsos e contratar um influenciador real, ao invés de um falso.

Ferramentas para detectar seguidores falsos no Instagram

Detectar seguidores falsos do Instagram dentro do aplicativo

A maneira mais fácil de detectar seguidores falsos do Instagram é fazê-lo a partir do aplicativo. Na verdade, tudo o que você precisa fazer é inserir o perfil da pessoa cuja lista de seguidores você deseja verificar e, em seguida, toque em onde diz seguidores.

Em geral, é muito fácil identificar quando alguém tem seguidores falsos no Instagram. Por exemplo, se você ler a lista de seguidores de uma pessoa e ver vários nomes ou perfis estranhos, sem fotos ou qualquer tipo de conteúdo. Bem, as chances são de que sejam bots.

Instagram seguidores falsos

Detectar seguidores falsos do Instagram com sites externos

Então, o que acontece quando você começa a investigar um influenciador com milhões de seguidores. Bem, é aí que as coisas podem ficar um pouco complicadas. O fato é que qualquer um pode passar pela lista de seguidores de alguém.

No entanto, quando uma pessoa tem milhões de seguidores em sua conta do Instagram, identificar seguidores falsos de seguidores reais é quase impossível. É por isso que existem algumas ferramentas que você pode usar para obter as informações que deseja.

Veja o Ig Audit, por exemplo. O IG Audit é um site criado por um ex-cientista da Nasa que ajuda as marcas a verificar a atividade de qualquer conta do Instagram. Em geral, o que essa ferramenta faz é verificar o engajamento de 200 seguidores e fornecer uma porcentagem real de seguidores com base nos resultados.

No meu caso, eu queria auditar a conta do Instagram de um influenciador que se tornou tendência há alguns meses por não conseguir vender 36 camisetas. Agora, por que isso começou a tendência? Bem, esse influenciador tem uma conta no Instagram com mais de 2,6 milhões de seguidores.

Aqui está o que eu tenho:

Detectar seguidores falsos do Instagram

Como você pode ver, apenas 60% da audiência desse influenciador é real. Isso significa que 1.040.000 seguidores não passam de robôs.

Como você pode ver, existem várias maneiras de detectar seguidores falsos no Instagram. Infelizmente, o surgimento de “influenciadores” falsos no Instagram fez com que muitas marcas perdessem dinheiro em vão. Evidentemente, ninguém quer doar seu dinheiro. Portanto, a melhor maneira de garantir que sua marca obtenha o que você precisa é verificar se o influenciador que você deseja contratar realmente tem um público genuíno.

Melhor prevenir do que remediar.

What do you think?

Escrito por Márcio Silva

Doutorando em Ciência da Computação, Professor Universitário e Especialista em Marketing Digital.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

7 Erros Mais Comuns em Legendas do Instagram

HASHTAGS: O Guia Definitivo para Instagram e Twitter